O governo do Paquistão deteve cinco informadores paquistaneses da Agência Central de Informações norte-americana (CIA) que ajudaram à localização do fundador da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, morto a 2 de Maio.
Segundo o The New York Times, os indivíduos deram informações à CIA para localizar aquele que era o inimigo número um dos Estados Unidos e entre eles encontra-se um oficial do Exército paquistanês que anotou a matrícula de alguns veículos que entravam no complexo de Abbottabad onde residia Bin Laden.
Estas detenções não contribuem para a melhoria das relacções entre os Estados Unidos e o Paquistão, que se têm degradado progressivamente desde a operação conduzida pela CIA que conduziu à morte de Bin Laden.
Os Estados Unidos já afirmaram publicamente que se reservam o direito de desenvolver ações unilaterais contra os rebeldes no Paquistão, que Islamabad defende que seriam uma violação da sua soberania.
Como represália da operação norte-americana contra Bin Laden em solo paquistanês, Islamabad pediu a retirada de 200 militares norte-americanos que trabalhavam como assessores no Paquistão.
De acordo com a versão electrónica do The New York Times, desconhece-se no momento o paradeiro de um dos informadores da CIA que foi detido no Paquistão, além da identidade dos detidos e data das detenções.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário