sexta-feira, 27 de novembro de 2015

KIC 8462852 - afinal é um "enxame" de cometas?


Lembram-se do que foi dito sobre a estrela KIC 8462852, que podia ser um sinal de vida alienígena? Parece que tudo não passa de um "enxame" de cometas...

A NASA revelou dados que apontam que a aparência estranha da estrela possa ser causada por um conjunto de cometas à sua volta.

Desde 2011, altura em que a agência espacial americana começou a monitorizar a KIC 8462852 através da sonda espacial Kepler, foram identificados dois padrões estranhos de luminosidade, um em 2011 e outro em 2013.

O comportamento bizarro da luminosidade da estrela depressa suscitou curiosidade e teorias de que poderia ser o resultado da intervenção de uma estrutura alienígena.

Em setembro deste ano, os primeiros dados conseguidos pelos cientistas já sugeriam que os estranhos padrões de luz poderiam ser resultado de uma família de comentas à volta da estrela.

A hipótese agora divulgada pela NASA, e que foi formulada com base em dados conseguidos através do telescópio espacial Spitzer, vem reforçar o cenário de um "enxame" de comentas em torno da KIC 8462852.

Mesmo assim prevalece a dúvida: "ainda não sabemos o que está acontecer à volta dessa estrela e é isso que a torna tão interessante", disse o astrofísico Massimo Marengo, que liderou o estudo da NASA.

Em outubro deste ano a investigadora Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, disse que nunca vira "nada parecido com esta estrela".

fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário