segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Descoberta nova espécie de mamífero em Portugal

Rato-das-neves (Foto: Site do CITAB/Gonçalo Rosa)

Um grupo de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou, esta sexta-feira, a descoberta de uma nova espécie de mamífero em Portugal, denominada rato-das-neves e que vive nas montanhas do Parque Natural de Montesinho, em Bragança.

Hélia Vale Gonçalves, especialista em micromamíferos, do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), afirma que se trata de um roedor com «longos bigodes brancos, patas posteriores muito desenvolvidas e cauda comprida, é pardo, com tons que variam entre o cinzento e o branco e concentra-se exclusivamente em regiões montanhosas».

A espécie foi observada no verão de 2014 pelo fotógrafo de vida selvagem Gonçalo Rosa, no âmbito de um trabalho fotográfico de algumas espécies de mamíferos presentes em Portugal.

Segundo o que foi divulgado pela universidade, numa manhã, ao verificar as imagens de uma câmara que tinha colocado debaixo de uma grande pedra de granito, o fotógrafo descobriu que um animal tinha ativado a célula.

As fotografias foram enviadas para os investigadores do Laboratório de Ecologia Aplicada, do CITAB que confirmaram de imediato que se tratava de uma nova espécie, em Portugal.

Os investigadores defendem ainda que "deverão ser conduzidos censos regionais rigorosos da distribuição dos micromamíferos para a efetiva conservação desta espécie".

fonte: A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário