Ao longo do Hebes Chasma terá corrido um leito de água que transformou o solo marciano
A Agência Espacial Europeia divulgou um vídeo que mostra toda a grandiosidade do Valles Marineris, o maior desfiladeiro do sistema solar, no planeta Marte
Com mais de 4.000 quilómetros de comprimento e 200 quilómetros de largura e podendo atingir profundidades de 10 quilómetros, o Valles Marineris não é apenas o maior desfiladeiro do planeta Marte: é o maior em todo o nosso sistema solar.
Mas se ficou desolado por saber que a maior ravina conhecida está em Marte e inacessível à sua visita - a menos que tenha 16€ para gastar ou seja um robô -, não se preocupe pois a Agência Espacial Europeia (ESA no original) mostra-lhe como é percorrer parte deste cenário natural deserto sem tirar os olhos do seu monitor.
A ESA refere no seu site que o vídeo pode transportar-nos pela "parte mais a norte do desfiladeiro, denominada Hebes Chasma".
PROVAVELMENTE FORMADO PELO MAIOR VULCÃO DO SISTEMA SOLAR
Ladeada pelas paredes enormes do Valles Marineris, a sonda Mars Express filmou o acidentado solo marciano. Durante a exploração, a sonda detetou também minerais desgastados pela erosão da água, o que sugere que outrora correu naquele leito, agora seco, um rio, uma descoberta que não é novidade no Planeta Vermelho.
Apesar de se desconhecer o que levou ao aparecimento de Hebes Chasma, a ESA refere que a sua formação provavelmente está relacionada com a proximidade à região vulcânica de Tharsis, que acolhe o Olympus Mons (latim para Monte Olímpico), o nome do maior vulcão em Marte e da maior montanha do nosso sistema solar.
Sem comentários:
Enviar um comentário