segunda-feira, 15 de julho de 2013

Pavimento português de produção de energia na Covilhã


O primeiro pavimento português de produção de energia com base na passagem de pessoas e veículos funciona desde sexta-feira, na Covilhã.

Os modelos "Waynergy" - nome do projeto - estiveram durante os últimos meses a ser colocados na estrada, passadeira e passeio que ficam em frente ao hospital e começaram na sexta-feira a produzir energia suficiente para iluminar o pavimento e para dar energia os semáforos daquele local..

Trata-se do primeiro teste real do projeto que começou a ser desenvolvido em 2010, em parceria com a UBI.

Francisco Duarte, 29 anos, e Filipe Casimiro, 27 anos, mestres em Eletromecânica, sentiram que era hora de desenvolver uma tecnologia que aproveitasse a ideia de produzir energia aproveitando a mobilidade das pessoas.

"O conceito parecia-nos muito viável. Lá fora já se tinham desenvolvido alguns mecanismos, mas não eram rentáveis. A nível mundial faltava tecnologia que permitisse gerar mais energia com um custo de produção muito inferior, que permitisse que este aproveitamento fosse tão rentável, como por exemplo, o dos painéis solares", refere Francisco Duarte.

Os dois engenheiros desenvolveram então a referida tecnologia, aperfeiçoaram-na, registaram a patente, criaram uma empresa (Waydip) e conquistaram prémios e investidores.

Francisco Duarte não esconde que ligar os módulos será sentido de forma "especial e com grande emoção", porque é "o início de uma nova fase do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos".

O engenheiro eletromecânico recorda que será uma "etapa importante para validar tudo o que foi desenvolvido em laboratório e verificar eventuais falhas" antes de se iniciar a produção e comercialização.

A aposta no mercado externo é assumida pela Waydip, que pretende, para já, obter o retorno de mais de 300 mil euros que já foram investidos no projeto.


Sem comentários:

Enviar um comentário