terça-feira, 30 de julho de 2013

Crianças sacrificadas pelos incas eram drogadas

Crianças sacrificadas pelos incas eram drogadas

Crianças sacrificadas pelos incas eram drogadas

A análise dos cabelos de três múmias de crianças encontradas em 1999, no vulcão de Llullaillaco, na fronteira entre Chile e Argentina, revelam a ingestão regular de álcool e coca, podendo a droga ter desempenhado um papel essencial durante o sacrifício.

As crianças - uma menina de 6 anos, um rapaz de 7 e uma jovem de 13 - foram sujeitas a um ritual inca conhecido como 'capacocha' há mais de cinco séculos, durante o qual eram mortos ou abandonados aos elementos, no alto de montanhas. Encontrados sentados dentro de pequenos templos, os corpos foram naturalmente mumificados pelo frio e pelo clima seco da montanha de quase sete mil metros.

Uma análise às tranças da jovem de 13 anos revelou, em 2007, que um ano antes de morrer, houve uma alteração da sua dieta, de batatas para mais proteínas animais e milho. Agora os cientistas da Universidade de Bradford quiseram analisar mais do que a alimentação, já que "qualquer coisa que circule no sangue acabará no cabelo", e depararam-se com a presença de coca e álcool. Estas duas substâncias eram consideradas produtos especiais e tinham um significado ritual para os incas.

O consumo da coca e do álcool aumentou por altura da sua morte, de acordo com o estudo publicado na revista 'Proceedings of the National Academy of Sciences'. As crianças mais novas também tinham ingerido as mesmas substâncias, apesar de em quantidades menores.

Os cientistas acreditam que a jovem possa ter sido escolhida para o sacrifício um ano antes de morrer, por altura em que mudou a sua dieta.


Sem comentários:

Enviar um comentário