sábado, 13 de julho de 2013

Sepultura de 8000 anos descoberta em escavações


Uma sepultura com cerca de 8000 anos foi descoberta por uma equipa da Universidade de Lisboa e da Universidade de Cantábria no sítio arqueológico das Poças de S. Bento, em Alcácer do Sal, foi hoje divulgado.

A Universidade de Lisboa indica num comunicado que a sepultura do Mesolítico foi "identificada esta semana" e "parece corresponder a uma mulher jovem, depositada sobre as costas, com as pernas fortemente fletidas".

"Esta descoberta permitirá obter informação detalhada acerca do comportamento funerário destes grupos, das suas atividades rituais", adianta.

A universidade informa ainda que o esqueleto humano, em "bom estado de conservação", será alvo de análises em laboratório, de ADN, dos "isótopos estáveis de carbono e nitrogénio presentes nos ossos", de "datação de Carbono 14" e de estudos paleopatológicos.

"As análises serão realizadas, na sua maior parte, nos laboratórios das Universidades da Cantábria, de Oxford e de Lisboa, e no Instituto Max-Planck, de Leipzig", indica.

As escavações que permitiram a localização da sepultura são dirigidas pelos professores Mariana Diniz, da Universidade de Lisboa, e Pablo Arias, da Universidade da Cantábria.

Os trabalhos inserem-se no projeto SADO-MESO, "orientado para a revisão sistemática do Mesolítico e Neolítico do vale do Sado".


Sem comentários:

Enviar um comentário