terça-feira, 16 de julho de 2013

Nove fenómenos naturais assustadores

Fique a conhecer os nove fenómenos naturais mais assustadores dos últimos tempos.


1. BALEIA EXPLOSIVA

Em 2004, uma baleia morta com 17,07 metros de comprimento explodiu na cidade de Tainin em Taiwan, quando estava a ser a rebocada pelas ruas da cidade, criando uma cena horrível com lojas e carros cobertos de sangue e entranhas. O corpo do animal, de 60 toneladas, explodiu porque acumulou gases nos intestinos à medida que se foi decompondo.



2. CHUVA DE PEIXES

Centenas de peixes foram apanhados na pequena cidade australiana de Lajamanu, localizada junto ao deserto, a centenas de quilómetros da costa. Segundo os residentes locais, os peixes caíram do céu. Os meteorologistas sugeriram que os peixes foram apanhados por um tornado, tendo congelado e depois caído a quilómetros de distância da costa.



3. TEMPESTADE DE SAPOS

Se podem chover peixes, sapos a cair do céu não parece muito exagerado. Assim como os peixes, os anfíbios podem ser levados por fortes tempestades, como tornados, e caem noutros locais, longe do seu habitat natural. A Livraria do Congresso Americano atribui este fenómeno a trombas de água, que podem alcançar ventos superiores a 160 km/h. O caso mais recente ocorreu em 2010, quando uma poderosa tempestade em Rakoczifalva, Hungria, causou uma chuva de sapos.



4. PÁSSAROS A CAIR DO CÉU

Em 2011, milhares de aves caíram do céu e morreram nos estados norte-americanos do Arkansas e Louisiana, perto do dia de Ano Novo, fazendo crescer a preocupação de que esta cena, raramente testemunhada, pudesse ter sido provocada por causas naturais. De acordo com especialistas, estes eventos são mesmo naturais, tendo sido documentados casos com morcegos, sapos, peixes e outros animais, em resultado de condições meteorológicas, doenças, ou envenenamento.



5. PÁSSAROS AO ATAQUE

No início deste ano, os alunos da Universidade de Devon, no Reino Unido, foram atacados por um bando de gaivotas violentas, que bicaram, defecaram, riscaram e roubaram. Os funcionários da universidade recorreram a falcões para assustar as gaivotas.



6. ABELHAS ASSASSINAS

Estas abelhas são conhecidas como assassinas. O elevado número de indivíduos nos enxames e o número que participa nos ataques é suficiente para matar inúmeros animais, incluindo seres humanos. Recentemente, um enxame de abelhas assassinas atacou Larry Goodwin, de 62 anos, no Texas, picando-o mais de três mil vezes, o que lhe causou a morte. Até membros da família e socorristas que responderam ao pedido de ajuda acabaram por ser picados quando tentavam ajudar a vítima.



7. CHUVA DE BOLAS DE GOLFE

A Flórida tem o maior número de campos de golfe nos Estados Unidos da América. Em 1969, centenas de bolas de golfe choveram depois de um tornado ter passado por um campo de golfe.



8. GAFANHOTOS

Uma das 10 pragas da Bíblia visita periodicamente o Médio Oriente, África, Índia e Austrália. Enxames de gafanhotos desvastam plantações e campos de pasto destinados à criação de gado. O maior enxame de gafanhotos registado foi estimado em 12.5 triliões de gafanhotos. Uma praga destes insectos passou recentemente em Madagáscar. Cerca de 500 biliões de gafanhotos provocaram estragos em metade da ilha, afectando a subsistência de 13 milhões de pessoas, na sua maioria agricultores, indicou a Organização da Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO).



9. NINHADA DE RATOS

Se um só rato pode ser suficiente para causar um pequeno ataque de pânico a pessoas mais sensíveis à presença destes roedores, uma ninhada deles é capaz de causar estragos significativos em plantações inteiras. Quando o bambu está em flor no nordeste da Índia, os ratos tiram partido do aumento de alimentos disponíveis e reproduzem-se em números superiores ao habitual. 

Os ratos não são, normalmente, agressivos com os humanos, mas em Moscovo, o jornal russo Pravda reportou que em 2009 ninhadas de ratos atacaram pessoas na Praça Preobrazhenskava. Na África do Sul, também há registo de duas denúncias de ratos gigantes, com tamanho equivalente a um gato, a atacar crianças.


Sem comentários:

Enviar um comentário