sábado, 13 de julho de 2013

Vacinas sem agulhas no futuro


Fotografia © Universidade de Queensland

A tecnologia deixa antever que no futuro as vacinas serão aplicadas sem agulhas, Os cientistas desenvolveram nanoadesivos que terão uma mais fácil aplicação do que as atuais seringas com agulhas.

Até hoje ainda não foi encontrada uma melhor forma de ficar imune a várias doenças do que a vacinação. Mas as agulhas provocam pânico nas crianças e até os adultos não morrem de amores por elas. Mas o medo associado à dor provocada pela agulha pode, no futuro, ficar apenas como uma memória do passado.

Os cientistas desenvolvem alternativas às temidas agulhas e a aposta passa pela nanotecnologia para a aplicação das vacinas.

Investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, criaram o "nanopatch", um pequeno penso de silicone de 1 centímetro quadrado com milhares de microagulhas, 80 vezes mais finas que um cabelo. Quando aplicado na pele, introduz sem dor a vacina, em pó, debaixo da camada dérmica.

No Reino Unido, no King's College de Londres os cientistas também desenvolveram um adesivo semelhante. Este de silicone e em forma de disco possui minúsculas agulhas de açúcar que se dissolvem na pele, introduzindo a vacina.

Os adesivos estão a ser testados em animais com bons resultados. Os investigadores adiantam que os adesivos requerem doses mais pequenas de vacinas conseguindo uma resposta do sistema imunitário mais eficiente. Isto porque "com as agulhas a vacina é injetada no músculo que possui muito menos células do sistema imunitário do que a pele", explica Mark Kendall, responsável pela investigação na Universidade australiana.

Também as vacinas orais são alvo de novos estudos.


Sem comentários:

Enviar um comentário