quinta-feira, 18 de julho de 2013

Novo dinossauro narigudo com 76 milhões de anos




Familiar do "Triceratops" tinha dois chifres na cara e um nariz muito grande. O "Nasutoceratops titusi", que media cerca de cinco metros de comprimento e pesava perto de 2,5 toneladas, pertencia à família dos "Ceratópsios" e é diferente de tudo aquilo que já foi visto até hoje, garantem os cientistas

Tem cerca de 76 milhões de anos e é considerado um dos mais estranhos dinossauros descobertos nos tempos mais recentes. Familiar dos Triceratops, esta nova espécie tem dois longos chifres e um nariz bem comprido, que quase se assemelha ao de um papagaio. Batizado como Nasutoceratops titusi, os paleontólogos garantem que este "é um dinossauro diferente de tudo aquilo que já foi visto até aos dias de hoje".

A descoberta foi relatada na revista Proceedings B, da Real Sociedade Britânica, e nela o animal é classificado como sendo um que terá vivido durante o Cretáceo Superior, numa zona que então constituía o continente de Laramidia. Scott Sampson, da Universidade do Utah (EUA) e um dos principais autores deste trabalho, salienta que esta espécie tem "um nariz avantajado que não tinha, muito provavelmente, nada que ver com um olfato mais apurado, uma vez que os recetores olfativos se encontravam localizados mais atrás na cabeça, perto do cérebro". "Para nós, a função deste nariz tão grande permanece um mistério", frisa este investigador.

Este dinossauro, que media cerca de cinco metros de comprimento e pesava perto de 2,5 toneladas, pertencia à família dos Ceratópsios, que se encontra incluída no grupo dos dinossauros herbívoros. O crânio do Nasutoceratops titusi, encontrado quase intacto, é formado por um focinho muito grande, extremamente longo e dois chifres virados para a frente sobre os olhos. Daí ter sido batizado com o nome "nariz grande, cara com chifres".


Sem comentários:

Enviar um comentário