terça-feira, 23 de julho de 2013

Tubarão mata turista no Brasil


A jovem de 18 anos estava na água com a prima. Ambas foram arrastadas para alto-mar mas os socorristas apenas conseguiram salvar uma das primas

Um ataque de tubarão matou uma jovem de 18 anos na mais famosa praia do Recife.

Registou-se novo ataque de tubarão na Praia de Boa Viagem, a mais frequentada por turistas, incluindo portugueses, da cidade brasileira de Recife, causou a morte de uma jovem de 18 anos, turista de São Paulo que passava férias com a família. Este é o 59º ataque de tubarão na região desde 1992.

Bruna da Silva Gobbi, que foi atacada nesta segunda-feira à tarde na praia e estava internada em estado muito grave, morreu na madrugada desta terça-feira, no Hospital da Restauração.

A jovem foi atacada quando tomava banho não muito longe do areal, ao lado de uma prima, Daniela Gobbi, da mãe, da avó e outros familiares. De repente, Bruna e a prima sentiram faltar-lhes o chão sob os pés e começaram a debater-se para tentarem sair do que a Daniela pareceu ser um buraco, mas em vão.

Familiares das duas jovens chamaram os bombeiros, que chegaram rapidamente com jet-skis. Daniela foi içada e tirada do mar, mas Bruna foi atacada pelo tubarão antes que os socorristas conseguissem tirá-la também da água.

De acordo com as autoridades, o que Daniela imaginou ser um buraco era, na verdade, a forte corrente de retorno que leva a onda de volta ao mar depois de ter rebentado na praia. Essa corrente é muito forte e é preciso saber nadar muito bem e ter muita força para não ser arrastado para o mar, como aconteceu com Bruna e Daniela, que pensaram ter caído num declive.

24 MORTES DESDE MONITORAMENTO DE ATAQUES

Este foi o 59º ataque de tubarão registado no estado de Pernambuco, cuja capital é a cidade de Recife, desde que em 1992 começou a ser feito o monitoramento deste tipo de acidentes. Com esta ocorrência, 24 pessoas perderam a vida em ataques de tubarão, e as demais sofreram ferimentos graves, tendo muitas delas ficado com mazelas até hoje.

Em toda a Praia de Boa Viagem há avisos de risco de ataques de tubarão que não são levados a sério por muitos turistas.

Segundo testemunhas no local, os bombeiros avisaram Bruna, Daniela e os familiares que o local onde estavam, apesar de perto da areia, era perigoso, mas ninguém saiu da água, duvidando que um tubarão fosse até um local com tão pouca água. Os bombeiros afastaram-se mas ficaram a vigiar o grupo, o que permitiu uma reação rápida quando Bruna foi atacada e levou ao resgate de Daniela.


Sem comentários:

Enviar um comentário