Um quarto dos australianos acredita que os humanos conviveram com dinossauros e um em cada três pensa que é preciso apenas um dia para a terra orbitar o sol, segundo uma pesquisa publicada na quarta-feira.
O estudo Auspoll junto de 1.515 adultos para a Academia de Ciências Australiana mostrou que o conhecimento básico está em declínio em questões-chave, incluindo a influência humana na evolução e as reservas de água doce da Terra.
Apenas 59% dos entrevistados sabiam que a Terra leva um ano para orbitar o sol -- uma queda de dois pontos percentuais em relação à pesquisa de 2010 --, enquanto 30% disseram que demora apenas um dia.
Vinte e sete por cento disseram que os primeiros seres humanos viveram na mesma época dos dinossauros, - abaixo dos 30% da pesquisa anterior -- e 70% referiram que a evolução está a acontecer actualmente.
Dez por cento disseram que a evolução não está a ocorrer, 9% não acreditam na evolução e 12% dizem não ter a certeza -- resultado semelhante ao de 2010.
A percentagem daqueles que acreditam que os seres humanos influenciaram a evolução de outras espécies diminuiu de 77% para 73%, em três anos.
O questionário abrangeu jovens adultos de 18 anos e pessoas mais velhas.
"É uma preocupação ver a alfabetização científica em declínio entre os jovens adultos e, em grau menor, entre a população geral adulta australiana", disse Les Field, secretário da política e da ciência da Academia.
"Precisamos fazer um compromisso mais forte à ciência e à educação matemática, ou a Austrália vai cair na investigação, na inovação e na produção", concluiu.
fonte: Sol
Sem comentários:
Enviar um comentário