quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Robôs servem e cozinham em restaurante chinês

Robôs servem e cozinham em restaurante chinês

Robô serve uma cliente no restaurante

Um restaurante chinês, na cidade de Harbin, tem como empregados de mesa e cozinheiros 20 robôs. Na cozinha, uns preparam massas e fritam verduras, enquanto na sala, outros atendem os clientes. O dono está plenamente satisfeito com a eficiência do seu "pessoal" .

À porta do restaurante, ainda na rua, um robô cinzento cumprimenta quem passa e tenta aliciar clientes para o interior, mostrando o menu do dia e sugerindo alguns pratos.

Uma vez lá dentro, o cliente é recebido por outro robô, que lhe dá as boas-vindas, o conduz à mesa e entrega o menu. Enquanto outros autómatos - com formatos e cores diferentes - recolhem os pedidos, distribuem pratos e bebidas, na cozinha, os "colegas" preparam ravioli chinês, cozinham massas, fritam verduras, entre outras tarefas culinárias.

Liu Hasheng, dono do restaurante, explica que os robôs não fazem tudo sozinhos. "Quando se trata de cortar legumes e carnes, há um funcionário que executa a tarefa e os coloca num recipiente. Depois, o robô acrescenta-as na frigideira", revelou.

Ele - que também é diretor da Academia de Robôs - sustenta que, daqui a uma década, a utilização de autómatos nos lares será mais frequente. "Em cada casa haverá um para cozinhar alimentos, ajudar os mais velhos e fazer qualquer tipo de limpeza, entre outras tarefas", referiu.


Sem comentários:

Enviar um comentário