segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mancha solar vai "ameaçar" a Terra


Aparaceu há dois dias e vai assombrar o sistema solar por mais uns tantos. Uma mancha solar gigantesca foi detectada na superfície do Sol e move-se, lentamente, ameaçando a Terra.

A AR 1654 tem dez vezes o tamanho da Terra e ondas de calor mais intensas que o próprio Sol. De facto, a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) indica que, neste momento, a região ativa 1654 está a produzir camadas de classe M1, numa escala que se mede, da menor para a maior, com as letras A, B, C, M e X.

Veja aqui o vídeo da NASA:


As manchas solares são regiões magneticamente ativas da fotosfera que provocam grandes explosões para o espaço interplanetário, mas a Terra não está em perigo.

Apesar de a NOAA ter previsto 10% de x-flares (camadas de classe X) para hoje, apenas os sistemas das comunicações, como os transmissores de rádio, os satélites e os GPS serão afetados.

O Observatório de Dinâmica Solar (SDO), da NASA, está preocupado com a mancha que se estende ao longo de dezenas de qulómetros do território solar, porém os astrónomos garantem que vão ficar de olho na AR 1654 e monitorizar o seu crescimento.


Sem comentários:

Enviar um comentário