segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Matéria magnética aquece a atmosfera do Sol

sun-hi-c-photo.jpg

Um telescópio da NASA recolheu 165 fotografias de alta resolução do Sol e revela a existência de uma matéria surpreendente que aumenta a temperatura em torno do astro-rei.

O pequeno High-Resolution Coronial Imager, ou Hi-C teve uma missão espacial de dez minutos, durante a qual recolheu 165 imagens da atmosfera solar, noticia o Mashable. O astrofísico Jonathan Cirtain explica que a descoberta de uma matéria magnética entrançada é surpreendente e pode ter um impacto de milhões de dólares na economia. A descoberta deste material vai permitir realizar previsões mais precisas e poupar em sistemas solares, aviação e outros sectores.

A matéria agora detetada pelas fotografias do Hi-C é o que confere à atmosfera solar temperaturas cerca de mil vezes superiores às que são registadas na superfície do Sol. Na coroa solar, as temperaturas chegam aos milhões de graus centígrados mesmo que não existam explosões solares.

Cirtain explica que esta matéria se assemelha a uma trança de cabelo e existem vários destes entrançados magnéticos em torno do Sol, que têm diferentes comportamentos conforme a sua curvatura.

A missão do Hi-C teve um custo reduzido e o seu lançamento aconteceu rodeado de incertezas. No entanto, o telescópio de 25 centímetros recolheu imagens com uma resolução cinco vezes superior às que tinham sido conseguidas até hoje.


Sem comentários:

Enviar um comentário