Guerra inventada em Goa pode valer expulsão de utilizador da Wikipédia
Um artigo na Wikipédia sobre um falso conflito no século XVII entre os dirigentes portugueses de Goa e o império indiano Maratha passou despercebido durante cinco anos até ter sido descoberto, informou hoje a agência France Presse.
O artigo sobre o conflito de 1640-1641, que nunca existiu e era apresentado como um episódio da história de Goa (no sul da Índia), foi acrescentado ao 'site' da enciclopédia gratuita em julho de 2007 e descoberto no passado mês de dezembro.
"Após um exame atento e alguma investigação, cheguei à conclusão que aquele artigo era um embuste, um embuste inteligente e elaborado", comentou o utilizador da Wikipédia que descobriu a mentira.
Apresentando-se como "ShelfSkewed", aquele utilizador indicou ainda que também as fontes do artigo foram inventadas.
Artigos sobre Bunaka, uma ilha indonésia inventada, ou sobre Gaius Flavius Antoninus, o suposto assassino de Júlio César, foram outros dos embustes na Wikipédia, criada em 2001.
A enciclopédia, que existe em mais de 270 línguas e tem um número superior a 29 milhões de entradas, conta com mais de quatro milhões de artigos em inglês, criados gratuitamente por autores anónimos.
Pela sua natureza, o 'site' pode ser utilizado para a divulgação de mentiras, reconheceu a Wikipédia, advertindo que "os embustes são considerados como vandalismo e os autores arriscam o bloqueio e a proibição".
fonte: Correio da Manhã
Sem comentários:
Enviar um comentário