Centenas de milhares de peregrinos liderados por religiosos nus e com o corpo coberto de cinzas vão hoje a banhos no rio Ganges, no início do maior festival religioso do mundo - o Kumbh Mela -, na cidade indiana de Allahabad.
Realizado a cada 12 anos em Allahabad, no Estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, o Kumbh Mela prolonga-se durante e 55 dias e deverá ser participado por cerca de 100 milhões de hindus.
Versões mais pequenas do festival realizam-se a cada três anos noutras cidades indianas.
Para os peregrinos, o Kumbh Mela é visto como uma oportunidade para orar e relaxar na companhia de familiares e amigos numa atmosfera festiva.
"Parece estar ligado a algo que está além de nós", disse Mayank Pandey, um professor de informática de 35 anos.
O Kumbh Mela é realizado a cada 12 anos em Allahabad, no norte do Estado de Uttar Pradesh (norte).
Este festival tem as suas raízes na mitologia hindu, segundo a qual algumas gotas do néctar da imortalidade caíram sobre as quatro cidades que acolhem o festival: Allahabad, Nasik, Ujjain e Haridwar.
O primeiro dia do festival deverá ser participado por 250 mil peregrinos, segundo estimativas da polícia indiana.
O pico da afluência deverá ser atingido a 15 de fevereiro, o dia mais auspicioso de acordo com os astrólogos, e em que são esperadas 20 milhões de pessoas.
As autoridades esperam que o local seja visitado por um total de 100 milhões de hindus, o mesmo número registado no festival anterior, em Allahabad, em 2001.
fonte: Diário de Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário