Vestígios de répteis marinhos que viveram há mais de 66 milhões de anos, foram encontrados na terça-feira, nas localidades do Bentiaba e Baía das Pipas (150 e 35 quilômetros da cidade do Namibe).
O presidente da liga "4 de Abril", Mondlane Pereira, disse à Angop que a descoberta foi feita por um grupo de cientistas que trabalham na região, no âmbito do projeto Paleo-Angola, que visa investigar e melhorar os conhecimentos dos estudantes.
O projeto "4 de Abril", segundo Mondlane Mondlane Pereira, inserido no programa Paleo-Angola, conta com a parceria da empresa petrolífera Esso Exploration Angola e da Universidade Agostinho Neto, visa também dotar os estudantes de conhecimentos nos domínios arqueológico e das ciências.
O cientista português, Otávio Mateus, revelou que durante as investigações realizadas nas referidas localidades, foram já encontrados vestígios de répteis marinhos e terrestres que viveram a mais de 66 milhões de anos, estando agora em projeto a escavação de mais de 100 crânios.
Otávio Mateus, disse ainda que, os cientistas estão a estudar os vestígios encontrados de dinossauro marinho, de tartarugas gigantes, estudo de tectónicas de como oceanos moviam-se, e como eram as rochas.
A propósito, o vice-governador para esfera económica, Alcides Gomes disse que, com a descoberta de vários vestígios deixados pelos antepassados e como era a crosta terrestre e os seus recursos, vai constituir uma mais para o país, no concernente à melhoria dos conhecimentos à nova geração.
Com uma população avaliada em 539 mil e 273 habitantes, o do Namibe, situa-se a sudoeste da sede da província, possui uma extensão de oito mil e 916 quilômetros quadrados, situado no sudoeste de Angola, limitado a Norte com a província de Benguela nordeste com a Bibala, este com o Virei, a Sul Tombwa e a oeste o oceano Atlântico, tem o clima temperado, onde oscila entre 18 a 24 graus centigrados, com a queda fluviométricas que variam entre zero a 50 milímetros.
fonte: Angola Press
Sem comentários:
Enviar um comentário