A nave espacial norte-americana Endeavour, com seis astronautas a bordo, incluindo um italiano, aterrou como previsto hoje na Florida, segundo imagens transmitidas em directo pela televisão da NASA.
Esta foi a última missão do "space shuttle" Endeavour. A derradeira missão do programa norte-americano de vaivéns espaciais está prevista para 8 de Julho.
A nave tocou a pista do Centro espacial Kennedy às 2:35 locais (7:35 em Lisboa) a uma velocidade de 360 quilómetros à hora em plena noite depois de um mergulho de 65 minutos na orbita terrestre.
A Endeavour fez a aproximação sobrevoando a América Central e o golfo do México antes de atingir a Florida. Cerca de três minutos antes de aterrar, a Endeavour tinha anunciado a chegada ao Centro espacial Kennedy com um duplo golpe sonoro.
Depois de ter feito toda a descida em piloto, o comandante de bordo Mark Kelly assumiu os comandos manuais da nave para a alinhar com a pista, tendo sido forçado a efetuar uma viragem de 245 graus.
A Endeavour conclui sem incidentes assim um périplo de 16 dias no espaço, incluindo 11 dias amarrada à estação espacial internacional (ISS), na sua 25º e última missão orbital.
A Endeavour irá agora para um museu em Los Angeles. A última missão de um "space shuttle" será cumprida em Julho pelo vaivém Atlantis.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário