quarta-feira, 7 de julho de 2010

Avião solar descola para primeiro voo noturno

É um sonho que se torna realidade. O primeiro avião movido a energia solar, já está no ar.

Eram precisamente 6h51 (menos uma hora em Lisboa) quando o avião solar descolou da base aérea de Payerne, Suíça, para cumprir o seu primeiro voo noturno (ver vídeo no final do artigo). Aos comandos da aeronave está André Borscherg, diretor executivo e cofundador do projeto Solar Impulse .

"Durante os últimos sete anos, toda a equipa trabalhou apaixonadamente a sonhar com este dia", afirmou Borschberg momentos antes de entrar no cockpit.

Até às 19h30 (18h30 em Lisboa), a aeronave subirá até aos 8.500 metros de altitude, aproveitando para carregar as baterias com a energia necessária para continuar a voar durante a noite.

Duas horas antes do pôr do sol, altura em que os raios solares perdem a intensidade necessária para carregarem as baterias, o avião iniciará uma lenta descida. Pelas 23h (22h em Lisboa) estará nos 1.500 metros. Até ao nascer do dia, os motores serão alimentados com a energia entretanto armazenada pelas baterias.

Caso o piloto seja capaz de gerir eficientemente a energia disponível e concluir com sucesso a missão, será a primeira vez que um avião solar voou durante tantas horas e alcançou tais altitudes.


fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário