sábado, 14 de maio de 2016

Este minirrobô-origami consegue remover objectos do estômago

Este minirrobô-origami consegue remover objectos do estômago

O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveu um minirrobô-origami que tem um objectivo bastante claro: remover objectos indesejados do estômago de uma pessoa. Com formato similar ao de uma sanfona, ele pode locomover-se dentro do corpo humano para alcançar alguma coisa que tenha ficado presa no organismo, como no caso de uma criança engolir uma pilha, por exemplo.

O robozinho, feito em parceria com a Universidade de Sheffield, no Reino Unido, e do Instituto de Tecnologia de Tóquio, pode ser movido dentro do corpo usando um campo magnético externo. Para se locomover, usa uma técnica em que pequenos apêndices aderem a uma superfície, dando a tracção para realizar o movimento para frente. Em seguida, solta-se e muda a distribuição do peso, permitindo que chegue ao seu destino. Ele também conta com pequenas barbatanas e nadadeiras, permitindo a sua deslocação em meio líquido.

O robô é ingerido por via oral. Ele é colocado dentro de uma capsula e congelado, e assim pode ser engolido pelo paciente. Quando chega ao estômago, o gelo derrete e o robô desdobra-se e pode começar a ser manobrado para realizar a sua função.

Por enquanto, remover coisas do estômago é a sua única função, mas a ideia é ir além. A expectativa é que as suas capacidades sejam ampliadas para que seja capaz de realizar procedimentos cirúrgicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário