quinta-feira, 26 de maio de 2016

Abelhas seguiram carro durante dois dias





O que é que acontece quando uma abelha-rainha fica presa na parte de trás de um carro? A família entra na viagem. Durante dois dias, cerca de 20 mil abelhas seguiram um veículo, no País de Gales.

Foi precisa a ajuda de cinco apicultores, guardas e pessoas que passavam por perto, para persuadirem as 20 mil abelhas que ocuparam a traseira de um Mitsubishi Outlander, a irem para uma caixa de cartão. Mas até assim, a natureza foi mais forte.

Roger Burns, da Pembrokeshire Apicultores, contou que a abelha-rainha terá sido atraída "por algo doce" e que terá ficado presa numa lâmina ou dobradiça de um limpa pára-brisas do carro. Consciente da ameaça, trouxe uma caixa de cartão e escovou as abelhas para lá o mais rápido possível.

"Deixei a caixa no tejadilho do carro enquanto esperávamos que as últimas centenas de abelhas deixassem a mala, mas uma rajada de vento fez com que a rainha voltasse para onde estava", contou Roger, acrescentando que em 30 anos como apicultor, nunca tinha visto nada assim.

Roger disse que, quando o dono do carro voltou, arrancou sem se aperceber que a abelha-rainha continuava na parte de trás do carro. A manobra revelou-se perigosa e levou a que o enxame continuasse a perseguição durante 48 horas.

"Penso que o dono deve ter ficado com medo do enxame que estava à volta e só quis fugir, mas não se apercebeu de que as abelhas foram atraídas ao carro por causa da abelha-rainha", disse Roger.

"É natural para as abelhas seguirem a rainha, mas é uma coisa estranha de se ver e é surpreendente ter um carro seguido por dois dias", concluiu.