quarta-feira, 6 de maio de 2015

Há sons estranhos na estratosfera


Daniel Bowman, um estudante da Universidade da Carolina do Norte (EUA) concebeu um aparelho capaz de captar ondas de som em frequências inferiores a 20 hertz. E, com surpresa, percebeu que alguns sons não identificados podem ser ‘ouvidos’ (registados pelo aparelho, porque se situam abaixo da capacidade auditiva) na estratosfera.

O aparelho, dotado de microfones de ultra-sons, registou uma espécie de conjunto de assobios a 36 km de altitude, já na estratosfera. Falando ao site especializado Live Science, Bowman confessou que sentiu-se como se integrasse o elenco de Ficheiros Secretos, série de ficção científica dos anos 90 que se centrava em fenómenos inexplicáveis ou paranormais. 

A NASA tinha lançado um globo de hélio no ano passado entre o Novo México e o Arizona. À medida que subia, os sensores de infra-sons do aparelho recolheram sinais que seriam então captados pelo aparelho de Bowman.

Esses silvos ou assobios estão agora a ser analisados pela NASA. Bowman, por sua vez, reitera a surpresa: “Nunca se tinham ouvido antes tantos sinais estratosféricos”. Aguarda-se explicação.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário