sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Nova 'selfie' de Curiosity mostra a paisagem vermelha de Marte


A fotografia foi divulgada na terça-feira pela NASA.Fotografia © NASA

A foto foi partilhada no Twitter oficial da missão Rover Curiosity

A NASA divulgou na terça-feira uma fotografia que a sua sonda Curiosity tirou a si própria na superfície de Marte, num território conhecido como Mojave. O autorretrato, ou selfie, mostra o rover no território amplo de Pahrump Hills, bem no centro, na zona chamada Mojave. Ao longe, é possível ver a colina Mount Sharp e a borda da cratera onde o Curiosity se encontra.

Numa versão editada da fotografia, partilhada no Twitter oficial do rover Curiosity, é possível ver marcadas as zonas principais da paisagem que se podem identificar ao redor da sonda, que têm sido alvos de investigação da sonda.

View image on Twitter

A foto é tirada com um dos braços da sonda, que tem uma câmara fotográfica na extremidade. O resultado final é uma composição de dúzias de fotografias de vários ângulos, sendo que o braço é apagado.


O rover Curiosity foi lançado em 2011 e chegou à superfície de Marte no dia 6 de agosto de 2012. Desde então que o Curiosity explora o planeta vermelho, descobrindo mesmo que este só é vermelho por fora. Um vídeo lançado pela equipa responsável pelo Curiosity na NASA, a agência espacial norte-americana, mostra a viagem do rover pelo planeta e permite ver aquilo que a sonda viu.


Sem comentários:

Enviar um comentário