sábado, 28 de fevereiro de 2015

Descoberto misterioso objeto da idade da pedra


Um misterioso objeto da Idade da Pedra foi encontrado em Sømmevågen, na Noruega, e os arqueólogos não sabem para que serve.

Arqueólogos da Universidade de Stavenger que exploravam um sítio arqueológico da Idade da Pedra estão perplexos com um objecto de madeira, com cerca de 6.000 anos, encontrado num leito rochoso de forma oval, coberto com pedras planas. 

“O magnífico artefacto que encontrámos é um objecto com cerca de 20 cm, em madeira, minuciosamente construído – com que propósito, não sabemos”, disse ao Science Nordic o líder da equipa de cientistas, Trond Meling, investigador do Museu de Arqueologia da Universidade de Stavenger. 

“Até agora não conseguimos perceber o que é este objecto – se é uma uma ferramenta, ou um objecto decorativo”, acrescentou Meling. “Ainda não o datámos, mas tudo indica que seja do Neolítico, o mesmo período do sítio onde foi encontrado”, estima o arqueólogo. Mas esta não é a primera descoberta interessante da equipa no local. 

Um braço e alguns dentes 

Os arqueólogos já tinham descoberto no local um braço, que terá 6.000 anos de idade. Inicialmente, foi encontrada a parte superior do braço, mais tarde o antebraço e o pulso – mas estranhamente, o resto do indivíduo a que pertencia não foi encontrado. 

Meling e a sua equipa têm mais perguntas do que respostas acerca deste achado. “Não parece ser uma sepultura, é provavelmente uma lixeira, uma vez que encontrámos também ossos de animais”. Mas durante a escavação foram também encontrados molares humanos, no que já parece ser uma sepultura rectangular, com dois metros de comprimento e um de largura.

“É raro encontrar este tipo de sepulturas na Noruega”, explica Meling. Não tão raro quanto uma estranha coisa de madeira com 20cm e utilidade desconhecida.