quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Arqueólogos alemães encontram duas estátuas da deusa Sekhmet no sul do Egito


Estátua de Sekhmet no Museu Nacional de Copenhaga

Um grupo de arqueólogos alemães localizou duas estátuas da deusa da guerra e da destruição Sekhmet durante escavações arqueológicas na cidade monumental de Luxor, no sul do Egito, informou neste domingo o Ministério de Antiguidades egípcio.

As duas estátuas, de rocha preta, foram descobertas pela equipe alemã de arqueólogos que estava realizando escavações no templo funerário do rei Amenófis III (1372-1410 a.C.), que está situado na margem ocidental do rio Nilo, em Luxor, 700 quilômetros ao sul do Cairo, detalhou o ministério em um comunicado.

A primeira estátua, com uma altura de 1,74 metros e cuja parte inferior ainda se encontra enterrada no local da descoberta, representa à deusa Sekhmet sentada sobre um trono.

Por sua vez, a segunda estátua, em forma de cabeça de leão, é de 45 centímetros de altura.

O comunicado acrescenta que as duas peças foram achadas no sudoeste da Sala das Grandes Colunas no templo de Amenófis III, que é um pátio coberto de escombros.

Segundo a nota, o local foi atingido por um forte terremoto por volta do ano 1.200 a.C., 150 anos depois da construção do templo, mas os construtores voltaram a utilizar as pedras do edifício para erguer vários templos no mesmo local. 

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário