sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Reciclagem de objetos teria começado há 13 mil anos, diz estudo


Uma pesquisa conduzida por cientistas da Universitat Rovira i Virgili e do Instituto Catalão de Paleontologia e Evolução Social apontou que as primeiras práticas de reciclagem aconteceram há aproximadamente 13 mil anos. 

De acordo com o artigo publicado no Journal of Archaeological Sicence, o estudo foi feito a partir de restos de artefactos queimados encontrados em Sal Molí, em Tarragona, na Catalunha, Espanha.

Os investigadores concluíram que estes objetos foram modificados após a exposição ao fogo, o que indica que a reciclagem de ferramentas era uma prática comum no Paleolítico Superior. 

Os materiais reciclados eram quase que exclusivamente objetos de uso doméstico e do quotidiano, o que sugere que eles foram transformados por conta de uma rápida necessidade. 

Os cientistas também notaram uma dupla reciclagem em artefactos que, inicialmente, haviam sido construídos para uma específica função, mas ao longo de sua vida útil o objeto ganhou novos usos.

Assim, a reciclagem durante o Paleolítico Superior evitou a necessidade das longas viagens para obter os materiais para as ferramentas. 

Os investigadores também acreditam que os povos faziam escavações assim que chegavam a um novo local na esperança de encontrar ferramentas deixadas por quem estava antes ali. 

Caso encontrassem algo, esse material também poderia ser reciclado para ser usado de acordo com a necessidade daquele momento.


Sem comentários:

Enviar um comentário