NOC, uma beluga da Fundação Nacional de Mamíferos Marinhos em San Diego (EUA), aprendeu a balbuciar numa voz humana tão convincente que um mergulhador estava convencido que alguém lhe estava a pedir que saísse da água.
Os sons emitidos por esta beluga, também conhecida como baleia-branca (Delphinapterus leucas), são várias oitavas abaixo dos chamamentos normais das baleias. A aprendizagem foi espontânea e, segundo os seus tratadores, o objetivo seria estabelecer contacto com os cuidadores.
"As nossas observações sugerem que a baleia tinha que modificar a sua mecânica vocal para fazer estes sons semelhantes ao discurso humano", disse Sam Ridgway, presidente da fundação e principal autor do estudo publicado na revista científica 'Current Biology'. "Os sons que ouvimos eram claramente um exemplo de aprendizagem vocal da baleia-branca", concluiu, citado pela BBC.
O mergulhador que foi "enganado" pela baleia, estava convencido ter ouvido alguém repetir várias vezes "out", que significa "fora" em inglês.
fonte: Diário de Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário