domingo, 21 de outubro de 2012

Tomografia em 3D revela 'boleia pré-histórica' em inseto fossilizado


Fóssil do inseto 'Ephemeroptera' em âmbar (Foto: Dave Penney/Universidade de Manchester/PLoS ONE)

Artrópode foi encontrado perto da asa de seu 'transportador'. Estudo foi feito por investigadores da Universidade de Manchester.

Investigadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, encontraram preservado em âmbar o fóssil de um inseto do género Ephemeroptera que dava "boleia" para outro animal, da ordem Collembola. 

Trata-se de outro tipo de artrópode de seis patas, mas que não é considerado inseto. O animal foi encontrado perto da base da asa de seu "transportador".

Os cientistas investigaram o material, que tem mais de 16 milhões de anos, com a ajuda de um aparelho para tomografia em 3D, tecnologia que permite evitar a degradação das peças.


Segundo o estudo, divulgado na quarta-feira (17) na publicação científica "PLoS ONE", a descoberta é a primeira evidência de uma criatura que usa como transporte um exemplar adulto do género Ephemeroptera.

O âmbar, uma resina de árvore fossilizada capaz de manter animais pré-históricos da mesma forma como eram em vida, foi achado em 2010. A perfeita condição do inseto mostra que ele morreu instantâneamente e não se moveu quando ficou preso à resina.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário