quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Europeus querem canalizar água da Lua


Os investigadores da Agência Espacial Europeia estão a preparar uma viagem à Lua para averiguar a existência de gelo no subsolo lunar que possa ser usado por astronautas em missões futuras.

O objetivo é que em 2018 o programa de 615 milhões de euros dê frutos e possa ser lançada uma sonda europeia para a Lua. A Lunar Lander tem o tamanho de um carro normal e vai ser enviada anexada a um foguetão. De acordo com o Simon Sheridan, investigador da Open University que está a preparar alguns dos instrumentos para esta missão, «queremos ver se há recursos lá que permitam aos astronautas viver da terra».

A missão de 2018 vai ter um sistema de inteligência artificial e motores para ajudar a sonda a evitar os obstáculos do Pólo Sul da Lua, explica o Telegraph. Depois de estar no solo, a sonda vai analisar o terreno e enviar os resultados via rádio, para a Terra.

A água é um bem essencial para a vida humana, mas é demasiado pesada e dispendiosa para ser transportada para o espaço. Extrair a água diretamente da Lua poderá abrir um novo capítulo nas aventuras espaciais, na medida em que poderá ser possível termos missões bastante mais prolongadas.

A Lunar Lander vai procurar água em alvos muito específicos. A missão em 2018 vai colocar a Europa numa corrida lunar que já foi protagonizada pelos EUA e pela União Soviética.


Sem comentários:

Enviar um comentário