Biólogos de um eco-santuário na Nova Zelândia identificaram uma ave que apresenta características e comportamento de ambos os sexos, masculino e feminino.
A ave, descoberta no início de 2011, passou por testes de ADN mostrando-se feminina, mas desde então seu desenvolvimento tem sido bastante diferente, apresentando características masculinas.
Normalmente, as aves desta espécie do sexo feminino, possuem um padrão de penas brancas, mas o exemplar encontrado mostra sinais de plumagem escura, visto apenas nas aves masculinas.
Ela também começou a se comportar como macho, não voando entre as flores, como é hábito das fêmeas, mas movendo-se com propósito de marcação de território.
“Há algo que nunca vimos antes nesta espécie”, disse o biólogo Erin Jenway da Universidade de Bem Bell. Ele ainda acrescentou, através de nota oficial: “Poderia ser devido a um desequilíbrio hormonal ou por alguma reação emocional. Qualquer um dos casos, isso seria incomum”.
Essa não é a primeira ave transexual a ser encontrada – pássaros transexuais e homossexuais têm sido documentados há décadas. Mas é a primeira vez que traços masculinos e femininos são encontrados em pássaros Makomako (Anthornis melanura) na Nova Zelândia.
fonte: Jornal Ciência
Sem comentários:
Enviar um comentário