sábado, 20 de outubro de 2012

Investigadores identificam nova espécie de camarão no Pantanal


Estudos foram reconhecidos pela comunidade científica. Espécie de camarão de água doce foi identificada no Pantanal de MS.

Uma nova espécie de camarão de água doce foi identificada no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O reconhecimento da comunidade científica internacional demorou quatro anos para sair.

Transparentes, agitados e pequenos, os camarões quase desaparecem no meio da água e as plantas aquáticas. Os camarões de água doce escondem mistérios que aos poucos começam a ser desvendados pelos investigadores.

A particularidade fez o crustáceo virar tema de estudo das mestrandas de zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O trabalho é pioneiro porque este tipo de camarão jamais foi encontrado em outro lugar do planeta.

Os estudos com camarões começaram há 10 anos no pantanal de Aquidauna. Em 2008, houve a primeira suspeita de que a espécie encontrada no lugar fosse um novo tipo de camarão de água doce. Somente neste ano foi possível comprovar que o camarão pantaneiro é uma nova espécie.

Os estudos já foram reconhecidos pela comunidade científica. Macrobraqui pantanelenseé o nome científico da espécie. O camarão retirado das lagoas é cultivado também em laboratório. Em criatórios é possível entender melhor os ciclos e características da espécie.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário