quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Aldeia do período neolítico descoberta no Fundão



Foram encontrados vários moinhos manuais, usados para moer cereais

Foram encontrados vários moinhos manuais, usados para moer cereais

Uma das aldeias pré-históricas mais antigas da Beira Interior, datada de há seis ou sete mil anos, foi descoberta na freguesia do Telhado, concelho do Fundão, anunciou hoje fonte do município.

A povoação está localizada na zona de Souto do Senhor e Casal de Santa Maria, no Freixial, e remonta à época do Neolítico, disse João Rosa, director do Museu Arqueológico Municipal.

Esta época vai do décimo ao terceiro milénio antes de Cristo e foi neste período que a humanidade inventou a agricultura, deixou de ser nómada e começou a criar povoações.

Os primeiros indícios da aldeia começaram a ser desenterrados em maio e os trabalhos decorreram até agora, culminando numa recolha que já permite traçar algumas características do povoado e que vai dar origem a uma exposição a inaugurar na próxima semana.

A descoberta aconteceu durante prospecções em redor de uma estação arqueológica do período romano, explicou João Rosa à agência Lusa.

Os arqueólogos reagiram com "espanto" quando começaram a encontrar indícios de cerâmica, machados de pedra polida e moinhos de cereais do Neolítico.

"Nunca tínhamos encontrado um povoado com tantos moinhos manuais", disse João Rosa.

Estes moinhos são constituídos por duas pedras, que podem caber nas palmas das mãos ou ter até 70 centímetros de lado. Uma (a peça dormente) está geralmente afeiçoada para receber o cereal e outra preparada para o friccionar, até se obter farinha.

Segundo João Rosa, a aldeia é "um dos povoados pré-históricos mais antigos da Beira Interior" até hoje descobertos e o mais velho do concelho.

A apresentação detalhada do povoado "ainda está a ser preparada" e vai ser feita no dia 31 de outubro, às 18:00, no Museu Arqueológico Municipal José Monteiro.

Na ocasião será inaugurada uma exposição de ciência e arqueologia experimental denominada "Assim se vivia na Beira Interior durante o Neolítico".

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário