quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cientistas apontam existência de dentes em peixe pré-histórico


Escultura mostra como seria um peixe da classe 'Placodermi' (Foto: Divulgação/Esben Horn/"Nature")

Estudo na 'Nature' indica que até vertebrados primitivos possuíam dentes. Peixe placodermo é um dos mais antigos vertebrados a ter mandíbula.

Cientistas analisaram fósseis de um tipo de peixe pré-histórico, conhecido como placodermo, para estudar as origens de dentes e das mandíbulas nos vertebrados.

O estudo, publicado na edição online da revista "Nature" desta quarta-feira (17), foi realizado pela Universidade de Bristol, pelo Museu de História Natural de Londres (ambos na Grã-Bretanha), pela Universitade de Curtin, na Austrália, e pela Universidade de Zurique, na Suíça.

O peixe, da classe Placodermi, é um dos mais antigos vertebrados conhecidos a ter mandíbula, de acordo com o estudo. Os cientistas, no entanto, confirmaram no estudo que estes animais deveriam possuir dentes verdadeiros, com dentina e cavidade para a polpa.

Até agora, investigadortes acreditavam que eles possuíam estruturas que imitavam dentição ou, até, não possuíam dentes de forma alguma.

Apesar da descoberta, o estudo aponta que as mandíbulas dos Placodermi eram primitivas em comparação com outros vertebrados e que sua forma de substituição dos dentes perdidos era diferente de outros animais.

O estudo aponta que os dentes estiveram presentes até nos vertebrados mais primitivos, ao contrário do que se imaginava.

"Ossificações dentais superiores e inferiores ocorrem nos placodermos", disseram os cientistas na pesquisa publicada na "Nature". Estes peixes, avaliam os investigadores, "são cruciais para entender a evolução dos dentes e mandíbulas".

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário