Local é conhecido por ter tido o computador mais antigo do mundo.
Uma nova busca foi iniciada numa ilha grega onde um equipamento antigo conhecido como o "computador mais antigo" do mundo foi encontrado mais de um século atrás, informou uma fonte oficial esta quinta-feira, acrescentando que outras descobertas seriam possíveis.
Esta semana, arqueólogos regressaram a Antiquitera, ilha do Mar Egeu onde pescadores de esponjas encontraram em 1900-1901 o chamado Mecanismo de Antiquitera, um notável dispositivo do século II a.C. que rastreava os ciclos do sistema solar.
"Tratam-se de profundezas marinhas inexploradas numa rota comercial conhecida desde a antiguidade", afirmou à AFP Angeliki Simosi, diretora do instituto grego de antiguidades subaquáticas.
"Este é um território virgem", acrescentou.
Supostamente operado por manivela e composto de engrenagens interconectadas, o mecanismo poderia ter sido usado para calcular eclipses e ciclos lunares. A tecnologia é comparável à de relógios astronómicos que só apareceram uns 1600 anos depois.
Foi descoberto nos destroços de um navio de carga, que aparentemente transportava saques para Roma.
A equipa grega é assistida por Brendan Foley, arqueólogo marinho do Instituto Oceanográfico Woods Hole, em Massachusetts, que auxiliou em expedições dedicadas a identificar naufrágios nos últimos cinco anos.
Foley forneceu veículos subaquáticos autónomos para mapear o leito marinho e equipamento de mergulho para os investigadores de forma a investigar profundezas antes inacessíveis, explicou a arqueóloga.
Simosi contou ainda ter visitado Antiquitera em 1985 durante os trabalhos de construção para ampliar o porto local de Potamos e a baía estava "repleta de antiguidades".
"Eu acredito que poderíamos encontrar algo equivalente ao Mecanismo de Antiquitera", afirmou.
A operação, financiada em conjunto pelo governo grego e pelo Woods Hole, prosseguirá até 22 de outubro.
fonte: Band
Sem comentários:
Enviar um comentário