A agência russa aponta para uma região no oceano Índico para a queda
A sonda russa que tinha Marte como destino vai cair na Terra no próximo domingo. O local da queda é desconhecido, mas pode ser em qualquer sítio que esteja a uma latitude entre a cidade de Londres e o calcanhar da Argentina.
A nave Phobos-Grunt foi construída para viajar até Phobos, uma das duas luas de Marte, e recolher material do satélite para trazer de volta à Terra.
Mas um problema durante o lançamento, em Novembro, fez com que a missão falhasse. A nave ficou presa à órbita e desde essa altura tem vindo a aproximar-se até à derradeira colisão.
“A janela de queda dos detritos da Phobos-Grunt na Terra está prevista entre 15 e 16 de Janeiro, com um ponto médio às 12h16 (GMT, hora de Lisboa) de 15 de Janeiro. A região de queda possível fica entre os 51,4 graus norte e os 51,4 graus sul”, disse a Roskosmos durante uma declaração dada nesta quinta-feira.
O cenário mais provável de queda é no oceano, que cobre uma área maior da superfície terrestre. A agência russa aponta para uma região no oceano Índico perto de Madagáscar como um ponto possível para a queda dos detritos.
A nave, que custou 128 milhões de euros ao Governo russo, viaja a oito quilómetros por segundo. Segundo as previsões, irão sobreviver à queda 30 pedaços da nave, que pesam ao todo 200 quilos.
fonte: Público
Sem comentários:
Enviar um comentário