segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Entrevista com uma Bruxa


Talvez você já tenha ouvido dizer que várias bruxas na Roménia estão putas da vida por causa de uma nova lei que as obriga a pagar impostos como todo mundo.

Ou seja, agora uma professora e uma senhora que tritura asas de morcego com fezes de gato para depois jatirar tudo no rio Danúbio terão que desembolsar uma mesma percentagem para os cofres públicos.

Isso gerou muita controvérsia entre as bruxas do mal (magia negra) e as do bem (magia branca). Não numa tentativa de acordo, mas é que as as bruxas malévolas são, em sua maioria, umas cuzonas.

Segundo nossa fonte – uma bruxa romena (sim, nós temos uma informante feiticeira) –, são praticamente só as malvadas que estão pirando por causa da lei e lançando feitiços sobre o presidente, Traian Bsescu, e os legisladores do país.

Muitas outras, enquanto acham-no um babaca de fina estirpe - que, junto dos assessores, gasta todo o orçamento governamental sem maiores preocupações com a população - , estão felizes por finalmente serem reconhecidas como praticantes de uma profissão legítima.

Conversei com Rodica Gheorghe, uma feiticeira de magia branca, sobre as novas leis e suas opiniões sobre o estado do país.

Vice: Por que você acha que o presidente decidiu taxar as bruxas?

Rodica Gheorghe: Nosso presidente é uma pessoa que não sabe governar um país. Ele levou nossa pátria rumo ao caos - pegou dinheiro de idosos. Ele não ajuda uma mãe a criar seus filhos, não as ajuda com dinheiro nem nada do tipo. Agora fez isso com as bruxas para arrancar nosso dinheiro. Ele quer o dinheiro de todos para usá-lo pessoalmente, não para o país. Esse país nunca esteve assim. Não tinha tanta gente pobre, tantos criminosos ou coisas assim. Ele resolveu nos taxar para aumentar seu orçamento.

Faz quanto tempo que você é uma bruxa?

Sou feiticeira há 34 anos.

O presidente usa magia?

Ele é presidente porque teve ajuda de uma bruxa ou feiticeiro que usa magia negra, e tinha a confiança de que aquela pessoa era próxima dele e iria ajudá-lo dando-lhe força para controlar o país.

Ouvi dizer que algumas bruxas estão lançando feitiços negativos sobre ele e o governo. É verdade? Você sabe que tipo de feitiços essas pessoas estão tentando lançar?

As bruxas que amaldiçoam o governo, essas não são bruxas de verdade. São falsas. Aqui no nosso país, muitas pessoas dizem ser feiticeiras ou bondosas, mas não são. São poucas as bruxas de verdade. O desafio é fazer como minha mãe fazia.

Já que muitas delas cobram por seus rituais, você acha que vai ser difícil para o governo taxar a renda de cada uma?

No caso das bruxas de verdade não, porque elas fazem tudo na legalidade. Elas querem que a profissão seja respeitada como todas as outras ao redor do mundo. Mas em relação às falsas, as que praticam coisas de mentira, acho que vai ser bastante complicado, justamente porque elas querem o contrário, manter seus trabalhos na ilegalidade, e vão continuar usando tudo o que não for bom.

Então você não aprova a maneira como o governo gasta o dinheiro dos contribuintes, mas ainda assim quer que seu trabalho seja reconhecido como uma profissão legítima, certo?

Sim.

Algum político já pediu a você que amaldiçoasse algum rival ou uma pessoa de quem ele não gostasse?

Não faço feitiços para o mal. Pratico magia branca.

Já lançou algum feitiço amigável sobre algum político?

Já executei rituais de amor para alguns, além de feitiços benéficos para seus lares. Só que não para o governo, apenas para as pessoas do governo.

Quanto você cobra por um feitiço?

US$ 500.

Preço fixo? Simples assim?

Dos políticos, por terem dinheiro. Das pessoas mais simples, por não terem tanto assim, cobro US$ 100.

Como você virou uma bruxa? Existe alguma escola de bruxaria?

Aprendi com minha mãe. Ela aprendeu da mãe dela, que aprendeu da mãe dela, que também era uma feiticeira, assim como seus ancestrais. Minha mãe era a feiticeira pessoal de Nicolae Ceausescu. Você sabe quem é, certo? O presidente da Roménia que foi executado. Minha mãe trabalhava para ele.

Uau. Sob a nova lei, se um feitiço não funcionar, a bruxa vai ser multada. Isso te preocupa?

Minha magia funciona, então não vou ter problemas. Meus feitiços são perfeitos.

Por que alguém opta pela magia negra ao invés da branca?

Existem bruxas que nasceram para a magia branca e outras que nasceram para a negra. É um dom.

Dê alguns exemplos de feitiços que as bruxas do mal, descontentes,estão lançando sobre o governo.

Para fazer casais desmancharem, para... Não sei, coisas más.

Que ingredientes elas usam nesses feitiços?

Corações de gatos pretos, terra de covas, caveiras, morcegos... Muitas e muitas coisas, mas não sei explicar todas elas pra você.

E que tipos de ingrediente você usa?

Velas, água benta, mel, elixires, poções, amuletos, flores. Muitas coisas.

Alguma bruxa do mal já lançou feitiço sobre você?

Você não pode usar magia contra outra bruxa. É impossível porque toda bruxa tem sua armadura. Não de verdade, mas como se fossem escudos protetores.

Obrigado, Rodica.

JONATHAN SMITH VICE US
TRADUÇÃO POR EQUIPE VICE BR


Sem comentários:

Enviar um comentário