sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Em 1900 engenheiro faz previsões para o século e acerta


No ano de 1900, o engenheiro civil americano John Elfrech Watkins fez uma série de previsões sobre os avanços do mundo no século seguinte. Mais de um século depois o Saturday Night Evening Post, jornal para o qual escreveu o artigo e que ainda hoje existe, recuperou a sua lista de previsões.

As 10 previsões em que Watkins acertou: 


1. Fotografia digital e colorida


Previu que seria utilizada uma nova tecnologia que permitiria que as fotografias fossem «telegrafadas a qualquer distância» e, caso houvesse uma guerra na China, os «instantâneos dos seus eventos mais importantes seriam publicados nos jornais uma hora depois». E «reproduzindo as cores originais».

De notar que, na época, a própria fotografia era ainda muito recente e experimental, muitos ainda a consideravam quase como um milagre.


2. Os americanos serão mais altos

« Os americanos serão mais altos de uma a duas polegadas», previu Watkins. A previsão foi certeira: se os americanos da altura mediam entre 1,69m e 1,70m, em 2000 essa média era de 1,75m.


3. Telemóveis


«Um marido no meio do Atlântico será capaz de conversar com a mulher sentada no seu quarto em Chicago. Seremos capazes de telefonar para a China quase tão rapidamente quanto conseguimos falar hoje de Nova York para o Brooklyn».

Há que ter em conta que, nesta época, as chamadas telefónicas internacionais eram algo desconhecido, seriam precisos 15 anos para se fazer a primeira ligação telefónica de costa a costa nos EUA.


4. Comida pré-cozinhada


«Poder-se-á comprar já pronta será comprada em estabelecimentos semelhantes às padarias de hoje».


5. Desaceleração do crescimento demográfico nos EUA


6. Estufas


«O Inverno será Verão e a noite dia, pois os agricultores vão recorrer a electricidade e grandes jardins debaixo de estruturas de vidro» para cultivar os seus produtos.


7. Televisão


«O homem vai poder ver o mundo inteiro. Pessoas e coisas serão vistas por meio de câmaras conectadas electricamente em ecrãs com circuitos, a milhares de milhas de distância».


8. Tanques


«Grandes fortalezas com rodas vão cruzar espaços abertos com a velocidade dos comboios de hoje», previu Watkins.


9. A fruta será maior


«Os nossos tetranetos vão comer morangos tão grandes como maçãs».

Apesar de Watkins ter sido optimista quanto ao tamanho dos morangos, na verdade, muitas variedades maiores de frutas foram desenvolvidas ao longo do último século.


10. Comboios de alta-velocidade


«Os comboios expresso vão circular a 250 km/h».

Precisamente 100 anos depois desta previsão os EUA vão inaugurar um comboio-bala entre Boston e Washington que conseguirá alcançar os 250 km/h.


Quatro previsões que ele errou…

1. O fim do C, do X e do Q

«O nosso alfabeto deixará de ter C, X ou Q. Essas letras vão ser abandonadas porque serão desnecessárias».

2. Todos vão andar 16 quilómetros por dia

3. Fim dos carros nas grandes cidades

«O tráfego será subterrâneo ou suspenso dentro das cidades».

4. O fim dos mosquitos

«O mosquitos, as moscas e as baratas serão exterminadas».

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário