quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Colômbia pagou a xamã para não chover no Mundial Sub-20


Choveu antes e depois da cerimónia de encerramento de 20 de agosto, mas nem uma gota durante o evento

Jorge Elías González, de 66 anos, é conhecido como "o senhor da chuva" e recebeu cerca de 1500 euros para evitar que chovesse na final do Campeonato de Futebol Sub-20, em que o Brasil ganhou a Portugal. Foi bem sucedido.

A contratação do xamã por parte do Governo colombiano está a gerar polémica no país, mas parece que não foi a primeira vez que o Presidente Juan Manuel Santos contou com a sua colaboração. De facto, o xamã também foi contratado para garantir um dia solarengo no dia da tomada de posse do Presidente.

"Sou um médico radiestesista, comecei a estudar desde muito jovem uma ciência que se chama radiestesia. Desde muito pequeno preocupava-me com o assunto e por isso consegui perceber como criar um campo magnético que controla a chuva", contou Jorge Elías González.

González garante que as suas capacidades nada têm a ver com xamanismo ou com tradições indígenas e diz não perceber porque é que a sua contratação por parte da Fundação Teatro Nacional (responsável pela organização do evento) está a gerar polémica. Há uma década que a fundação recorre aos serviços de Jorge Elías González para os seus eventos ao ar livre, nunca tendo tido problemas.

O xamã refere que não tem documentos que comprovem a contratação, já que é tudo falado e existia a indicação de que se não cumprisse com o prometido não receberia o dinheiro. A verdade é que no dia da final, 20 de agosto, choveu torrencialmente no estádio antes e depois da cerimónia, mas nem uma gota durante o evento.

Na final do Mundial de Futebol de sub-20, o Brasil derrotou a equipa de Portugal por 3 a 2 no prolongamento.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário