A moeda de bronze do século I encontrada há mais de um ano nas proximidades do rio Tamisa era, segundo os especialistas, uma forma de pagamento nos bordéis do Império Romano, informou nesta quinta-feira o Museu de Londres.
A peça tem um tamanho similar ao de uma moeda de dois euros e numa de suas faces é possível ver um casal, enquanto na outra aparece inscrito o número 15 em algarismos romanos. Apesar de sua antiguidade, reproduz bastante nitidamente a imagem de uma mulher deitada num sofá ao lado de uma figura masculina, aparentemente durante um acto sexual.
Os analistas do Museu de Londres, onde está sendo exibida a moeda, acreditam que este tipo de objeto era trocado por sexo e que o número que aparece no reverso da moeda é o preço do serviço prestado. A curadora do museu, Caroline McDonald, afirmou que se trata de um objeto arqueológico "perfeito, sexy e provocativo", embora demonstre que a vida de uma escrava romana não era muito feliz.
"Este tipo de objeto pode nos ajudar a gerar debates sobre temas relevantes para a cidade e seus visitantes", continuou. A peça foi encontrada na margem do Tamisa no outono de 2010, por um homem com um detector de metais.
fonte: Terra
Sem comentários:
Enviar um comentário