sábado, 28 de janeiro de 2012

Cientistas criam laser que aquece matéria a 2 milhões de graus


Cientistas anunciaram a criação do laser de raio-X mais potente já feito até agora, capaz de aquecer a matéria a até 2 milhões de graus Celsius - mais quente do que a coroa do Sol.

Embora muita gente só associe os raios laser a leitores de CD´s e canetas usadas para atrapalhar a visão de jogadores de futebol, eles são essenciais para o estudo de muita coisa: da composição de planetas ao entendimento de vírus.

Quanto menor o comprimento da onda do laser, menor o tamanho das coisas que podem ser "vistas" com ela.

Em trabalho publicado na "Nature", cientistas descrevem a criação da primeira versão atómica de laser de raio-X, que dispara mais energia e em comprimento de onda mais preciso do que qualquer outro já feito.

"Investigadores usarão esse novo tipo de laser para todo tipo de coisa interessante, como trazer à tona detalhes de reações químicas ou poder assistir, em tempo real, às moléculas biológicas trabalhando", disse Nina Rohringer, que liderou o trabalho.

O superlaser foi desenvolvido usando gás neon e um superacelerador de partículas, na Califórnia.

O feixe foi usado para aquecer um fragmento de alumínio, mais fino do que uma teia de aranha, à temperatura de 2 milhões de graus Celsius.

Isso deu origem a uma matéria densa quente que só está presente em lugares extremos, como no centro de estrelas.

Possuir amostras disso em laboratório pode ajudar os cientistas a entender melhor as condições dentro desses astros e também no centro de planetas gigantes no nosso Sistema Solar e além, dizem os autores.

fonte: Folha.com

Sem comentários:

Enviar um comentário