quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Porque é que Deus prefere homens com barba?


Jesus Cristo é retratado sempre com barba, bem como Moisés, e muitas religiões - islamismo, sikhismo, os amish e alguns sectores do judaísmo - encorajam ou requerem que os seguidores mantenham a barba crescida. A revista Slate coloca a pergunta: 'Porque é que Deus gosta mais de homens com pêlos faciais?'.

E a resposta principal é: «porque é másculo». De acordo com a Bíblia, os Amoritas humilharam os emissários do Rei David cortando-lhe a barba. E na história de Sansão, o portador de uma força sobrehumana perde as suas capacidades quando Dalila lhe corta o cabelo reduzindo-o assim à escravidão.

Cristianismo

Apesar de, em vários textos bíblicos as personagens serem descritas com barba, não há nenhuma passagem em que Deus 'diga' que ela deve ser utilizada.

Na ausência de tal proclamação vários teólogos cristãos procuraram associar o uso da barba a um sinal de masculinidade providenciado aos homens por Deus. São Agostinho de Hipona nota: «A barba significa coragem; distingue o homem crescido, o que ganha, o activo, o vigoroso. Quando se descreve tal homem diz-se que ele é o homem de barba».

Sikhismo

O sikhismo é uma religião monoteísta fundada em finais do século XV na região do Punjab, que hoje em dia é dividida pela Índia e Paquistão. Dela fazem parte cinco artigos de fé que formam a identidade externa dos sikhs e que os praticantes devem usar sempre, a barba é um desses sinais.

De acordo com os cânones religiosos do Sikhismo, o cabelo/barba é um presente de Deus. O cabelo não deve ser cortado, mas penteado e mantido dentro do turbante, já a barba deve ser usada comprida como sinal de masculinidade.

Hinduísmo

Muitas comunidades hindus rapam o cabelo ou a barba aos homens como parte de rituais religiosos.

Os académicos da religião interpretam estes ritos como um acto em que o participante regressa à condição de criança, não tendo cabelo nem pêlos, não tem género.

Os ascetas, que rejeitam prazeres mundanos como o sexo, mantêm-se permanentemente sem cabelo.

Amish

São um grupo religioso cristão de costumes conservadores. Descendentes de alemães e suíços que emigraram para os EUA e Canadá, ainda hoje se encontram a residir nesses países.

Vivem em comunidades isoladas e evitam o contacto com o mundo exterior. Na sua sociedade singular a barba é um sinal de masculinidade, cortá-la significa colocar a mesma em causa.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário