sábado, 22 de outubro de 2011

Homem caçou pela primeira vez há 14 mil anos na América



Uma ponta de lança descoberta juntamente com ossadas de um mastodonte revelou que o Homem já caçava este mamífero pelo menos mil anos antes da cultura Clovis, considerada como a mais antiga da América do Norte.

A investigação, publicada na quinta-feira na revista científica Science, concluiu que havia caçadores na América do Norte há pelo menos 14 mil anos.

O novo estudo deixa cair por terra a tese de que os Clovis foram os primeiros povoadores da América do Norte, há 13 mil anos.

Os fósseis foram encontrados na década de 70, na estação arqueológica de Manis, no Estado de Washington, mas a sua datação nunca foi consensual.

Uma nova equipa de investigação, do Centro de Geogenética da Universidade de Copenhaga e do Centro de Estudos dos Primeiros Americanos da Universidade de Texas, usou, desta vez, técnicas de alta precisão, como a espectometria de massas, que analisa a composição dos elementos químicos e isótopos, para datar o carbono de amostras de colagénio de osso extraídas das ossadas de mastodonte, um mamífero grande da era glaciar, e da ponta de lança.

Os peritos analisaram ainda material genético dos fósseis.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário