sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MIT cria radar que permite ver através das paredes


Com um conjunto de 21 antenas, investigadores do MIT criaram um radar capaz de detetar, através de uma parede, objetos e seres vivos em movimento. Veja um vídeo que explica a inovação.

Os investigadores recorreram a amplificadores para garantir que os sinais emitidos pelas várias antenas conseguem atravessar uma parede de cimento e regressam ao ponto de emissão com a informação necessária para detetar o que se encontra do outro lado da parede.

Segundo a CNN, o radar opera com frequências na banda S, que conseguem "atravessar" paredes com mais de 20 centímetros de espessura. Para conseguirem distinguir os diferentes objetos ou seres vivos do outro lado da parede, os investigadores norte-americanos usaram filtros que distinguem as frequências das ondas de rádio refletidas pelos diferentes objetos e seres vivos.

Os investigadores do MIT lembram que o protótipo só consegue detetar objetos e animais em movimento que se encontrem a distâncias máximas de cerca de 20 metros. Os objetos podem ser visualizados num ecrã a uma taxa de atualização de 10,8 frames por segundo.

Os investigadores do MIT admitem que o novo radar possa revelar-se uma ferramenta útil para polícias ou militares, mas lembram que esta solução ainda vai ter de ser aperfeiçoada nos próximos tempos.

Nesta página, pode ver um vídeo do MIT que mostra como foi criado o novo radar. 


Sem comentários:

Enviar um comentário