A última bomba nuclear construída pelos EUA durante a Guerra Fria está prestes a ser desmantelada. Trata-se da B53, bomba que pesa mais de quatro toneladas e estima-se que pudesse ter um efeito 600 vezes mais destrutivo em relação à bomba atómica lançada em Hiroxima, no final da Segunda Guerra Mundial.
A bomba foi a última de cariz atómico a ser produzida na era da Guerra Fria, sendo igualmente a derradeira bomba a ser desmantelada no âmbito de um programa de desmantelamento de armamento nuclear promovido pelos EUA.
De acordo com a BBC, a bomba foi criada em 1962 e permaneceu no armamento do exército norte-americano até 1997, cerca de seis anos após o fim da Guerra Fria.
Aproximadamente do tamanho de uma carrinha de oito lugares, a bomba será agora desmantelada e as suas partículas de urânio serão armazenadas numa central nuclear localizada em Amarillo, no estado do Texas.
O Departamento de Segurança e Administração da Energia Nuclear (NNSA) norte-americano exaltou o desmantelamento como um «marco significativo», que fará do mundo «um lugar mais seguro».
fonte: Sol
Sem comentários:
Enviar um comentário