quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Caçadores mataram último rinoceronte de Java no Vietname


Rinoceronte de Java extinto no Vietname

O último rinoceronte de Java do Vietname foi morto por caçadores furtivos. Amostras genéticas, recolhidas em 2010 no Parque Nacional de Cat Tien, no Vietname, confirmaram a morte do último exemplar da subespécie. A notícia foi avançada, esta terça-feira, pelo Fundo Mundial da Natureza.

O animal sucumbiu a ferimentos provocados por disparos nas patas e pelo corte do chifre, um dos principais produtos da medicina tradicional chinesa, com o intuito de ser vendido no mercado ilegal. Cada exemplar dos chifres pode chegar aos 21500 euros.

O Fundo Mundial da Natureza (WWF) denunciou a situação com a publicação de um artigo intitulado "A extinção do rinoceronte de Java no Vietname", que confirmava a extinção da subespécie. Os especialistas acreditavam que o rinoceronte de Java estava desaparecido até encontrarem, em 1988, um pequeno grupo na selva de Cat Tien.

Segundo o "El Mundo", a organização responsabiliza a caça "indiscriminada" no Vietname e aponta-a como o principal causa para o desaparecimento do animal. A WWF sublinha, ainda, que a destruição do habitat natural é outro factor que ameaça diversas espécies da região.

Perigo de extinção

"A única maneira de conservar as espécies ameaçadas do Vietname é proteger os habitats e acabar, de uma vez por todas, com a caça furtiva e o comércio ilegal", referiu Nick Cox, responsável do Programa de Espécies do Grande Mekong.

O especialista refere a falta de recursos do país asiático e apela à presença de "mais vigilantes, mais formação, mais supervisão e mais estudos quantitativos" para evitar que o cenário se repita com outras espécies em risco, como o elefante asiático, o tigre ou o crocodilo de Sião.

Com a extinção do rinoceronte de Java do Vietname, duas das três subespécies do animal desapareceram, permanecendo, na Indonésia, o último grupo destes animais. Calcula-se que, actualmente, a população desta subespécie de rinocerontes ronde os 50 exemplares em liberdade.

"O trabalho na Indonésia é cada vez mais complicado. Temos de assegurar que o que ocorreu com o rinoceronte no Vietname não se repita na Indonésia", advertiu Susie Ellis, membro da Fundação Internacional do Rinoceronte.

Ao todo, são cinco as espécies de rinocerontes existentes no mundo, todas elas em vias de extinção: o branco e o negro, ambos de África, o indiano, de apenas um chifre, o de Sumatra, de dois chifres, e o de Java.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário