As autoridades da Indonésia informaram que um sismo de 6,7 graus de magnitude na escala de Richter abalou esta noite a ilha de Java, levando à emissão de um alerta de tsunami, que já foi cancelado.
"O alerta de tsunami foi cancelado uma vez que se comprovou não haver movimentos de ondas depois do terramoto", disse o porta-voz da Agência indonésia de Meteorologia e Geofísica, Djabar, citado pela agência EFE. A agência estatal para os terramotos não informou, para já, se o sismo causou vítimas ou danos materiais. Segundo os órgãos de comunicação social indonésios, milhares de habitantes na cidade de Cilacap, que acordaram com o sismo, saíram de suas casas para procurarem refúgio em mesquitas, onde permanecerem até ser cancelado o alerta de tsunami.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o sismo ocorreu às 03.06 locais (20.06 GMT), com o epicentro a 24 quilómetros de profundidade e a 412 quilómetros a sudoeste de Jacarta e a 318 quilómetros a sul de Bandung, capital da província de Java ocidental.
A Indonésia, como o Japão, está localizada sobre o chamado "Anel de Fogo", uma zona de grande actividade sísmica e vulcânica que é afectada por cerca de sete mil terramotos por ano, a maioria de magnitude moderada.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário