sexta-feira, 22 de abril de 2011

Vêm aí os chips reconfiguráveis


O maravilhoso mundo dos upgrades de hardware pode estar para breve nos chips. Pelo menos é o que promete a startup Tabula, que criou um chip que se reconfigura sempre que é necessário.

A Tabula, uma empresa sedeada na Califórnia, acaba de dar conhecer uma família de chips que consegue alterar o respetivo design através de uma reconfiguração das portas lógicas (conjunto de transístores que executa várias operações).

Segundo a Technology Review, os novos chips da Tabula podem alterar o circuito dado a cada operação sempre que for exigido pelo utilizador ou se verificar mais conveniente.

Apesar de os componentes existentes permanecerem os mesmos, cada operação segue um "caminho" dentro do chip, que permite ligar numa determinada sucessão os componentes mais indicados para realização da tarefa. Desta forma, em vez de um chip, o utilizador passa a ter tantos chips quanto os "caminhos" que permitir criar.

Os responsáveis da Tabula admitem que podem criar com esta tecnologia um máximo de oito destes "caminhos" que operam na ordem dos 1,6 GHz.

Atualmente, já existem alguns chips que se reprogramam automaticamente: dão pelo nome de field programmable gate array (FPGA) e costumam ser usados em protótipos ou equipamentos usados em alguns nichos.

Os novos chips da Tabula têm algumas vantagens face aos FPGA: têm um terço da dimensão, são quatro vezes mais eficientes e são cinco vezes mais baratos a produzir.

Em contrapartida, os consumos de energia podem não ser os mais indicados para uso em smartphones ou dispositivos mais pequenos - o que pode atrasar a adoção destes chips nos equipamentos usados no dia-a-dia.


Sem comentários:

Enviar um comentário