quarta-feira, 27 de abril de 2011

Suspensas escutas de eventuais civilizações extra-terrestres


O sistema norte-americano de escutas para captar eventuais mensagens extraterrestres cessou as suas actividades desde 15 de Abril por falta de verbas, resultante das contenções orçamentais federais.

A diminuição dos fundos concedidos à SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) forçou esta organização com fins não lucrativos, instalada na Califórnia, a suspender a actividade dos seus 42 radiotelescópios, conhecidos como "Allen Telescope Array" ou ATA, desde 15 de Abril.

Estes telescópios situam-se no nordeste da Califórnia, quase 500 Km a norte de São Francisco, e são o principal instrumento de detecção de possíveis comunicações extraterrestres.

"A partir desta semana, o ATA foi suspenso devido a falta de financiamento para o funcionamento dos radiotelescópios de Hat Creek (HCRO), onde se situam", escreveu o líder da SETI, Tom Pierson, numa carta enviada aos doadores privados, datada de 22 de Abril e publicada no site de Internet da SETI.

"A suspensão significa que a partir desta semana, os equipamentos já não estão disponíveis para observações de rotina e a sua manutenção é assegurada por equipas fortemente reduzidas", acrescentou.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário