segunda-feira, 11 de abril de 2011

Tartaruga Tim é do tamanho de um bago de uva



Ao encontrar-se com um obstáculo, como um bago de uva, a maioria dos animais simplesmente contorná-lo-ia ou comeria-o. Mas para a tartaruga Tim, o bago revela-se um enorme desafio. Tudo porque um e outro têm uma característica comum: o tamanho. Segundo o Mail Online, Tim tem um mês e pesa apenas 6 gramas (o máximo que poderá pesar é meio quilo).

Esta exótica tartaruga Kleinmann (Testudo kleinmanni) nasceu de uma ninhada apreendida, no ano passado, pelos serviços britânicos de alfândega e impostos especiais soobre o consumo. As tartarugas destinavam-se ao comércio ilegal de animais exóticos do Reino Unido, mas já estão a salvo no Jardim Zoológico de Whipsnade, em Bedfordshire.

Estes répteis são originários do Egipto e da Líbia, sendo, por isso, também conhecidos por tartarugas egipícias ou tartarugas de Leith, e têm uma esperança média de vida de 10 anos. No Egipto, o seu habitat foi completamente destruído, pelo que foi considerada uma espécie extinta, e no resto do mundo está seriamente ameaçada.

As tartarugas Kleinmann são a espécie mais pequena existente no hemisfério Norte. A sua cor pode variar do ouro pálido ao castanho escuro, o que acaba por funcionar como camuflagem e lhes permite permanecer longos períodos no deserto. O seu habitat natural são zonas áridas, com areia, e florestas secas. Alimentam-se especialmente de erva, frutas e legumes.


Sem comentários:

Enviar um comentário